O tráfego pesado de caminhões nas rodovias brasileiras tem implicações econômicas e sociais graves que vão além do impacto causado pelos congestionamentos. A navegação de cabotagem surge como uma alternativa legítima de transporte de cargas ou pessoas entre os portos do país unindo centros distribuidores e consumidores. O fato é que a configuração aquaviária do país compreende mar, rios e lagos em um percurso possível de 7.000 km no Brasil. Trata-se de rotas prontas a serem utilizadas, embora ainda pouco exploradas no país.
Um único navio de carga de grande porte permite o transporte seguro e barato com volume equivalente ao de mais de 2 mil caminhões que poderiam, assim, ser retirados das estradas.
Saiba mais aqui e na TV UNISANTOS, sábado às 21h45 pelo canal 40 (UHF) e 15 (NET).
Bloco 1
Bloco 2
Blobo 3
Fotos
Tags: cabotagem marítima, definição de cabotagem, navegação, navegação cabotagem, navegacao de cabotagem, navegação de cabotagem no brasil, navegacao fluvial, o q é cabotagem, o que cabotagem, o que é cabotagem de navio, o que é navegação de cabotagem, o que seria logistica, o que significa a palavra logística, programa urbanidades, transporte de cabotagem no brasil, transporte maritimo, transporte maritimo e fluvial, transporte maritimo fluvial, tv unisantos, urbanidades