Portuguesa Santista apresenta parceria e ações de marketing para 2013

Detentora da Fita Azul do Futebol Brasileiro, primeira equipe de Santos a revelar um jogador que serviu à Seleção Brasileira de Futebol, campeã da divisão de acesso do Campeonato Paulista, em 1964, e terceira colocada no Paulistão de 2003, posição que lhe rendeu o título de campeã do interior. Estas são somente algumas passagens de destaque na história da Portuguesa Santista.

Mas esta história vinha sendo marcada por acontecimentos negativos desde 2006, quando a Briosa caiu para a série A2 do Campeonato Paulista. Desde então, a equipe santista faz campanhas oscilantes nas divisões de acesso, afastando o sorriso dos rostos de seus torcedores. Hoje, ela disputa a última divisão do Campeonato Paulista, nomeada oficialmente pela Federação Paulista de Futebol (FPF) como Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

Parceria

Agora, em 2013, a Briosa promete começar a virar o jogo e trazer de volta os bons tempos a Ulrico Mursa. Para isso, o clube firmou parceria com a Kourusport, empresa de marketing esportivo que passa a ser a responsável pela gestão dos times de base e profissional da equipe. Um coquetel foi realizado na última quinta-feira (4) para apresentar as ações na área de comunicação e os uniformes que serão utilizados nesta temporada. O evento contou com a presença de jogadores, comissão técnica, diretoria e convidados.

“Dentro de campo nós buscamos formar um grupo coeso, um grupo com vontade, com pegada e com muitas ambições”, explica Wladimir dos Santos Mattos, diretor de futebol profissional. Ele acredita em um futuro promissor para a Portuguesa Santista, desde que o trabalho desenvolvido possa trazer retorno financeiro ao clube. “O trabalho só se sustenta se tiver um apoio financeiro e a grande sacada é gerar esse apoio financeiro a partir da base. Essa base é o que nós precisamos de sustentação para o futebol profissional, até o momento que nós possamos nos dar ao luxo de pagar jogadores com potencial na base para ficarem na Portuguesa”, explica o diretor.

Além da gestão das equipes, a empresa revolucionou a área de comunicação do clube, desenvolvendo ações que visam à aproximação e maior identificação dos torcedores com o time. Estas ações passaram pela criação de um novo site, um canal no Youtube, chamado de TV Briosa, e uma Rádio Web em parceria com a Rádio Cacique de Santos, que vai transmitir todos os jogos da equipe no campeonato.

Cachopinhas

Cachopinha: o antes e depois / Composição de imagens: Douglas Teixeira

A mudança mais impactante, no entanto, foi a transformação da Cachopinha, mascote do clube, que ganhou traços mais modernos. Thiago Santos, da área de tecnologia e comunicação da Kourusport, explica que o projeto de revitalização da marca Portuguesa Santista previa diversas ações; uma delas, rever a Cachopinha. “Nós acreditamos que a forma mais direta de aproximar o público é trabalhando a mascote. A ideia foi montar algo carismático, remetendo à tradição da Portuguesa, mas inovador. E talvez isso tenha causado esse impacto. O pessoal talvez não esperasse algo tão diferente. Pela apresentação, o resultado foi super positivo”, afirma.

Equipe profissional

Para subir o primeiro degrau rumo à série A1 do Campeonato Paulista, a equipe será comandada por Cristiano Troisi. Ex-jogador da Briosa, Troisi foi o técnico do São Vicente Atlético Clube em 2012, ano em que a equipe conquistou o vice-campeonato da Segunda Divisão – o maior feito da história do clube. A conquista garantiu ao time calunga o direito de disputar a série A3 em 2013.

“É um prazer trabalhar na Portuguesa Santista, é um time que eu comecei a jogar, vi Serginho Chulapa, Aílton Lira jogando… É um desafio enorme, mas eu confio no meu grupo e com fé em Deus iremos conseguir a mesma felicidade que tivemos o ano passado com o São Vicente”, acredita.

No elenco, a principal novidade é Preto, zagueiro que foi bi-campeão brasileiro pelo Santos em 2002 e 2004. Com passagens por diversos clubes brasileiros, entre eles Guarani, Ponte Preta e América Mineiro, Preto encara o desafio como mais um em sua carreira. “Aceitei este desafio porque quando eu saí do Santos fui para um projeto muito bom no Guarani, mas não deu certo. Fui contratado pela Ponte, fiquei um ano e meio, fui contratado pelo América Mineiro, fiquei quatro anos e tive quatro acessos. Este ano eu vim pra esse projeto do Cristiano, estou muito feliz. Primeiramente [o objetivo é] classificar e depois o acesso. O plantel está muito bom”, observa o experiente zagueiro.

Multimídia

Confira abaixo o registro em vídeo e uma galeria de fotos do coquetel oferecido pela Portuguesa Santista

Tem mais futebol por aí

O futebol faz parte do cotidiano da sociedade brasileira e, por isso, o Urbanidades abrirá espaço para este que é esporte mais popular do País. No próximo sábado (13) a várzea será tema do programa. Fique ligado! Basta sintonizar a TV UNISANTOS nos canais 4 (NET) ou 40 (UHF), às 21h30. O programa também fica disponível aqui no site.

Tags: , , , , , , , , ,

Compartilhe

Deixe o seu comentário!