Dengue: Saiba mais

O nome da doença faz referência ao estado de moleza em que fica a pessoa contaminada pelo vírus da dengue. A dengue é um problema de saúde pública no continente americano há mais de 200 anos. A transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma espécie originária da África que chegou ao continente americano na época da colonização.

Muitos elementos podem contribuir para a proliferação do mosquito da dengue e, consequentemente, o aumento do número de casos da doença. É preciso que alguns cuidados com o lixo, plantas e jardins, caixa d’águas, tonéis e depósitos de água sejam tomados para que menos pessoas fiquem doentes a cada ano.

O período de chuvas e alta temperatura contribuem para a proliferação do mosquito, tendo o inicio da transmissão entre outubro e novembro, atingindo o pico de transmissão entre março e abril, mas é preciso saber que é possível contrair o vírus da dengue o ano todo.

Existem quatro tipos de dengue e muito se fala sobre a dengue hemorrágica que pode levar o doente a morte rápida. Os especialistas alertam que no caso de febre, dor de cabeça e dor no corpo é preciso procurar um serviço de saúde rapidamente.

A seguir, um infográfico que explica o desenvolvimento do vetor mosquito aedes aegypti, a contaminação e os principais sintomas da dengue.

Infográfico sobre Dengue

Para obter mais informações sobre a dengue acesse o site https://www.telessaudesp.org.br/Programa/dengue/

Para saber mais sobre cuidados para evitar a doença e como identificá-la assista ao Ep. 19 – Dengue https://programaurbanidades.com.br/ep-19-dengue/

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Compartilhe

Deixe o seu comentário!