O programa

Está no ar desde 26 de novembro de 2011 o programa “Urbanidades” na TV UNISANTOS – retransmissora da TV Brasil na Região da Baixada Santista. É o primeiro programa produzido pela Fundação TV Educativa Universidade Católica de Santos, formada pela Mitra Diocesana e a Sociedade Visconde de São Leopoldo.

O talk show tem o objetivo de promover a reflexão e a comunicação sobre os aspectos urbanos e as relações sociais. A cada programa, pessoas da comunidade, pautadas por suas atividades, participam do “bate-papo”, refletindo criticamente sobre o espaço urbano e suas relações. O programa tem como apresentador e diretor o cineasta e pesquisador Cesar Bargo, professor da Católica de Santos e co-diretor o professor Paulo Bornsen, coordenador acadêmico dos cursos de Comunicação da UniSantos.

“A ideia era elaborar um programa multidisciplinar que unisse as mais diversas áreas da universidade”, diz Cesar Bargo. Os alunos de Publicidade e Propaganda criaram o logotipo, já os alunos de Arquitetura pintaram o painel de fundo do programa, assinado pelo arquiteto e artista plástico Paulo Von Poser. Também a agência de jornalismo da Católica de Santos, composta por alunos, já está realizando matérias. Até a trilha sonora do talk show, sob responsabilidade do maestro Beto Lopes, recebe a companhia de músicos da Orquestra Sinfônica Jovem da Universidade.

Segundo Cesar, com o passar do tempo, ‘Urbanidades’ terá cada vez mais a participação dos próprios universitários. O diretor também pretende que, ao estabilizar o programa, sejam realizados novos projetos para a TV UNISANTOS. “Para que o programa seja estável, é necessário um prazo de, pelo menos, seis meses. Este período serve para que a equipe de profissionais evolua e consolide o estilo do programa, garantindo no processo um público já estabelecido”.

Novo desafio

Cesar explica que a linguagem da televisão é muito diferente da do cinema. “A tevê pede uma velocidade maior de cortes no fluxo narrativo, para que o programa seja mais dinâmico aos olhos do telespectador”.

Exibição

‘Urbanidades’ é exibido na TV UNISANTOS todos os sábados, às 20h50, e é reprisado aos domingos, às 12h, e nas madrugadas de quartas-feiras, à 1h. A TV UNISANTOS pode ser sintonizada pelos canais 40 (UHF) e 12 (NET).

Sobre Cesar Bargo

Cesar Bargo Perez

Cesar Bargo Perez apresenta e dirige o Programa Urbanidades

Doutor em Comunicações pela Universidade de São Paulo (2015), onde também completou seu Mestrado (2005) e onde participa como pesquisador do OBCOM – Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da Escola de Comunicação e Artes, USP em projetos de registro audiovisual documentário. Leciona nos cursos de Publicidade, Jornalismo, Arquitetura, Tradução e Relações Públicas da Universidade Católica de Santos onde coordena a Assessoria de Relações Institucionais e o Departamento de Produção Audiovisual. Dirige ainda o Grupo Experimental de Teatro da universidade – GEXTUS e faz parte do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Sustentabilidade. É representante autorizado da University of California, Irvine, EUA, em seu departamento de extensão para projetos acadêmicos no Brasil. Especialista na área audiovisual, é também roteirista e cineasta, com trabalhos tanto para TV quanto para cinema e vídeo.

 Como cineasta, Cesar assina, dentre outras produções:

  • Roteiro e direção do documentário ‘Alma de Heróis’, que aborda a Hepatite C, e que será lançado ainda no primeiro semestre de 2012.
  • Roteiro e produção, para a empresa Janssen – Cilag, especializada em pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos, do filme’ Entre o Corpo e a Alma’, sobre a esquizofrenia, com distribuição também no exterior e;
  • Roteiro e produção de documentário sobre o Mal de Parkinson para a empresa Novartis, também do ramo farmacêutico, com uma tiragem de 25 mil cópias distribuídas pelo País.

Ouça abaixo a trilha de abertura do programa

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Ouça abaixo a primeira versão da trilha de abertura do programa

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.